Há 27 anos atrás, a 20 de junho de 1991, a Assembleia da República aprovou a Lei n.º 98 de 91, que atesta a elevação de Rio de Moinhos à categoria de Vila. Desde então, esta distinção tem servido, sobretudo, como uma alavanca e como um tónico suplementar de motivação, no trabalho de todos. Simultaneamente, e sobretudo para os poderes locais, acresce a responsabilidade de fazer corresponder este título, e estatuto, com a realidade do nosso meio, que nos envolve no nosso dia-a-dia. Apesar da consciência das nossas limitações, respira-se uma vontade partilhada e ambiciosa para a construção de um Rio de Moinhos cada vez mais agradável, que não só orgulhe quem cá vive, mas também que cative e surpreenda positivamente os que por cá passam ou nos visitam.
A nossa Vila, a freguesia de Rio de Moinhos, situada na margem direita do Rio Tâmega, com quase 8 Km2 é, em muitos aspetos, uma freguesia de referência para o nosso concelho de Penafiel. Felicitando todos os que cá vivem diariamente, não posso deixar de manifestar uma palavra de muito apreço e gratidão a todos os que por alguma razão qualquer, nasceram, ou já cá viveram, mas tiveram de se deslocar para outra zona do país, ou do Mundo, em busca de um futuro mais auspicioso e mais favorável, como é o caso dos nossos emigrantes. Todos estes mantêm o carinho e o orgulho nas suas géneses, disponibilizando-se para ajudar a nossa terra, querendo sempre voltar ao seu “ponto de partida”, ao seu “porto de abrigo”. Como todos os que cá habitam diariamente, também são riodemoinhenses.
Apesar de já parecer um cliché, afirmo que Rio de Moinhos é uma terra rica. Toda esta riqueza manifesta-se na proatividade e na disponibilidade de todos os que se empenham para trabalhar e ajudar a engrandecer o bom nome de Rio de Moinhos. Um bom exemplo disso é o nosso movimento associativo, traduzido nas 11 associações existentes na nossa Vila. Ainda neste capítulo, é, de facto, um orgulho enorme poder contar com a disponibilidade, conhecimento, trabalho, capacidade e dedicação de todos os que, de uma forma gratuita e desinteressada mobilizam e ajudam a desenvolver a nossa terra. Cá, em Rio de Moinhos, mais do que perdurar ao longo do tempo, as nossas associações tornam-se referência, nas suas áreas de ação, superando-se de ano para ano, com trabalho e muito brio. Felizmente, esta característica não se verifica apenas nas Associações. Prova disso é a grande atividade paroquial e os inúmeros eventos que por cá são dinamizados como, por exemplo, a dinâmica diária e semanal existente na freguesia, celebrações das Festas Religiosas, Encontros, Passeios, Desfiles, Feiras, Aniversários, Rally’s, Festivais, Torneios e Competições Desportivas ou uma mera comemoração. Resumidamente, orgulhamo-nos da nossa capacidade trabalhadora e empreendedora, em prol da nossa comunidade e de quem nos visita. Isso é ser riodemoinhense, sair da nossa zona de conforto, inovar, criar, ter brio, ajudar e querer sempre mais.
Como vê, não faltam bons motivos para cá viver ou, simplesmente, fazer-nos uma visita. Sejam bem-vindos à Vila de Rio de Moinhos!